Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Corpetes!

A história do corpete começa por volta do segundo milênio antes de Cristo, lá em 1700 a.C., quando usavam-se faixas apertadas em torno da cintura para que esta ficasse mais delineada. Essa prática era usada tanto pelas mulheres como pelos homens¹.
Os primeiros corpetes sustentavam a base do busto, projetando os seios nus². Essa 'moda' foi inspirada na Deusa com Serpentes, ideal feminino da época.
Na Idade Média ficaram conhecidos como cota³ (uma túnica com cordões).


Ficou conhecido também por bliaud(corpetes amarrados atrás ou nas laterais e costurados à uma saia plissada), depois como sorquerie (tipo uma cota bem justa ao corpo) e surcot (um colete infiado por cima do vestido e amarrado).


Só no final da Idade Média, em torno do século XV, é que as mulheres nobres passaram a usar um largo cinto sob o busto que, além de sustentar os seios, faziam com que eles parececem mais volumosos.

Do século XV ao XVI, a roupa íntima ficou ainda mais rígida. Conhecida como corps piqué (corpete pespontado que apertava o ventre), afinava a cintura e deixava os seios com aspectos de cones, era feita com madeira de buxo ou marfim e em alguns modelos chegava a pesar até um quilo.
No entanto, estes corpetes causaram polêmica entre médicos e afins, pois comprimiam órgãos internos, causando entrelaçamento de costelas e até a morte.


Somente no século XVIII é que as mulheres começam a respirar literalmente, pois as hastes de madeiras e metal foram substituídas pelas barbatanas de baleia. Nesta época também, eles ganharam mais beleza sendo fabricados com bordados, laços e rendas. Mesmo com toda essa evolução... os médicos, escritores e filósofos fizeram um manifesto anti-espartilho (contra os possíveis riscos à saúde), na Áustria foi proibido o uso, sob pena de excomunhão =/.

Em 1832 o suíço Jean Werly abriu a primeira fábrica de espartilhos sem costuras. E em 1840 foi fabricado um modelo com sistema de cordões elásticos (permitia que a mulher pudesse se vestir sozinha). Lembrando, que nesta época as peças íntimas eram compostas por calças que chegavam até os joelhos e cheinhas de babadinhos (Se imaginem assim, que hilário!).


E a partir de 1900, o espartilho começou a se tornar mais flexível.
Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, a mulher teve de trabalhar nas fábricas e isso com que precisasse de uma lingerie que lhe permitisse movimentação, assim o seu tamanho foi diminuído.
Bom, mas isso é assunto para outro post (hoje já temos muita informação).
Mas vocês acreditam que só depois disso que foi criado o soutien?! Veremos mais adiante essa história!

Na década de 90 os corpetes voltaram com tudo, ironicamente pelo francês Jean-Paul Gautier, que se inspirou neles para homenagear o corpo feminino e suas curvas.
E hoje em dia o corpete é sucesso mundial sinônimo de elegância, desejo e poder.. sem contar que o visual fica muuuuito mais sexy e atraente.

Resumindo, 'desde a antigüidade a lingerie exerce um papel fundamental na vida das mulheres'. E amanhã nãaaaooo percaamm, os CORPETES que estão super na moda e o melhor sem o risco à saúde e sem ser repreendido por ninguém (pai, mãe, marido ou namorado conta?! hahaha)


bjOO!
Kassiana.

2 comentários: