Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Utilidade pública!

Coleta Seletiva...
Você faz na sua casa?

A coleta seletiva é a atividade de separar o lixo, para que seja enviado para reciclagem.
Qualquer cidadão preocupado com o destino do nosso planeta pode ajudar nessa coleta.

As cores definem um coletor para cada material:


Como dá para ver, não é uma coisa fácil de fazer.. imagina ter em casa uma lixeira ou caixinha para cada tipo de material?! Não dá né.
Então aqui em casa eu separo o lixo, mas o LIXO SECO do LIXO ORGÂNICO.. e acredito que isso já faz um pequena diferença. Imagina se você fizer isso também na sua casa...
Dizem que 'de grão em grão a galinha enche o papo'!


LIXO SECO: são os papéis (cor azul), metais (cor amarela), plásticos (cor vermelha), vidros (cor verde).
Aqui em casa 'o marido' a.do.ra (irônica) quando acaba o papel higiênico (o rolinho de dentro =/), o sabonete ou a pasta de dente na mão dele, porque já sabe que o lugar dessas embalagens é lá fora e não no lixinho do banheiro. Aquela caixa da pizza; saquinho da bolacha; o isopor embaixo de carnes, presunto ou mussarela; entre taaaaantas sacolinhas que trazemos da rua (sempre que eu posso não pego) podem ter seu lugarzinho próprio.
LIXO ORGÂNICO: são os restos de comida.
Assim dá pra fazer, não é?!

Eu comecei a fazer isso quando vi uma senhora com uma criança de colo, fuçando no lixo na frente do prédio que eu morava (quando fazia faculdade, porque na minha cidade não tem prédio) procurando por comida. =(
Que coisa mais triste...
Então pensei, quantas pessoas fazem isso nos grandes lixões das cidades?! Seria mais fácil e feliz (que infelicidade para quem faz) para um catador achar um saco cheio de reciclados sem estarem misturados com comida...


Passei esse hábito para minha mãe (que tenta fazer, então já é grande coisa).. ela passou para minha tia.. e se, cada um fazer a sua parte com certeza poderemos melhorar a qualidade de vida de muita gente 'indiretamente'.

Ontem mesmo, estava passando uma reportagem sobre isso na TV (não sei qual canal =/ ).. e um senhor dizia que ia nos lixões pegar resto de comida para fazer lavagem para o porco (porque o porco seria o alimente dele), mas enquanto não tinha o porco para comer e sobrava a lavagem, eles comiam isso mesmo, pois conforme o senhor: "alimento limpinho e sem estar estragado dá para comer".
Agora me digam: aonde tem alimento limpinho e sem estar estragado num lixão???
AAFFFF gente...

Vamos colaborar, vamos fazer nossa parte!
Pelo menos TENTEM.. separar o LIXO SECO do ORGÂNICO. =)


bjOO!
Kassiana.

Um comentário:

  1. Muito legal Kassiana,
    eu tento fazer aqui em casa tb, afinal tenho medo de que o mundo se torne um grande "lixão"!
    Tá mais do que na hora das pessoas tomarem consciência e procurarem dar um fim certo aos seus lixos.

    ResponderExcluir