Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Lingerie!

Dando continuidade à história da lingerie... agora sobre como surgiu a calcinha e o soutien, já que sobre os corpetes contei aqui e foi como tudo começou.

Eu parei nesse parágrafo:
" [...] que a partir de 1900, o espartilho começou a se tornar mais flexível.
Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, a mulher teve de trabalhar nas fábricas e isso fez com que precisasse de uma lingerie que lhe permitisse movimentação, assim o seu tamanho foi diminuído."

Porém, lá em 1904, a palavra soutien-gorge entrou no dicionário francês.
As calcinhas também sofriam alterações, onde os modelos justos, até os joelhos, eram confeccionados em novos tecidos no período de 1900 a 1914.
E foi exatamente neste último ano que o soutien foi devidamente reconhecido e patenteado nos Estados Unidos pela socialite nova-iorquina Mary Phelps Jacob. Ele era feito com dois lenços, um pedaço de fita cor-de-rosa e um pouco de cordão¹ (imaginem!! rs).
¹ Modelo feito por Mary Phelps Jacob, que  era muito conhecida nos círculos de moda.

Os primeiros modelos eram pouco inovadores, feitos por dois triângulos² presos a um elástico que passava sobre os ombros e cruzava nas costas, o ajuste era feito por presilhas nas alças.
Nessa década de 20, as jovens mais liberadas não queriam exibir os seios opulentos então em vez de realçar os seios, os achatavam.

² Achatados porque  desejo feminino era ter os seios empinados.

A década de 30 foi marcada pela evolução dos tecidos... em 1930 inventaram um fio elástico muito fino, o látex; em 1938 foi anunciada a descoberta do nylon (o nome nylon é uma homenagem às cidades de Nova York e Londres)
Como resultado destas descobertas, as lingeries se tornaram mais confortáveis, ganharam cores e as formas femininas foram mais destacadas. Também teve o seu custo barateado (fato importante, porque nessa época o mundo vivia uma recessão). 

Nas últimas décadas a lingerie passou por transformações rápidas e por uma incrível evolução. Ela também se consagrou como peça fundamental da vida feminina, como símbolo de sensualidade e muitas vezes ícone de luxo.

A década de 40 foi marcada pela consolidação das pin up³ (símbolos americanos de feminilidade e sensualidade) que usavam enchimentos com espuma para aumentar e empinar ainda mais os seios, dando o efeito de 'seios-globo' (muito desejados na época).

³ Marilyn Monroe, tornou-se uma das mais famosas pin-ups de todos os tempos.

As pin up continuam com forte evidência na década de 50, assim surgiram novos recortes e aros de sustentação; soutiens de bojo e também os soutiens sem alça⁴.

⁴Soutien de bojo e soutien sem alça, chamados bustiê.

Nessa época ainda, a lycra foi lançada e os fabricantes começaram a se interessar pelas consumidoras mais jovens, onde  houve um invetimento em estampas românticas e rendas, além das alças elásticas com regulagem.

Em 1968, algumas feministas queimaram seus soutiens em frente ao Senado Americano em forma de protesto, porque  a peça era considerada símbolo da opressão masculina.

Nos anos 80, a lingerie ganhou status novamente.
Cintas-ligas, meias 7/8 e corseletes (sem a modelagem claustrofóbica) voltaram à moda com rendas, laços, tecidos delicados e cores fortes enfeitando as peças.
Madonna lança o conceito 'outwear': os bodies, bustiês, corpetes e soutiens viram roupas de sair.

O figurino com soutien de cone, da marca Jean Paul Gaultier na turnê Blonde Ambition.

A partir dos anos 90, os tecidos ficaram mais finos, como uma segunda pele e os modelos sem costura6 são novidade.
Novas fibras como tactel e microfibra são incorporados à lycra e ao algodão.

6 Soutiens sem costura vendidos nos dias de hoje.

Atualmente, a mulher mostra a lingerie em looks fashions e os estilistas colocam as peças mais ousadas nas passarelas (às vezes seguida à risca por Lady Gaga, que precisa só de calcinha e soutien para andar por aí ou para fazer um show, como o mundo mudou).

⁷ Lady Gaga indo para uma festa e na outra foto ela desembarquando no aeroporto em NY, mas ainda bem que ela ainda USA!

Sendo assim, a lingerie continua seguindo a moda, não obedecendo a um único estilo. Variedade e versatilidade são as palavras que melhor definem as peças. Tecnologia e novos tecidos criam coleções incríveis, que modelam, valorizam pontos fortes e escondem as imperfeições.
Eu, realmente prefiro as lingeries de hoje em dia!! Beeem confortáveis e atendem à todos os gostos..
=)


bjOO!!
Kassiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário