Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Curiosidades do Casamento Real!

Quem acordou as 6h para acompanhar ao vivo a cerimônia do Casamento Real??
EEEUUU e mais dois bilhões de pessoas no mundo todo!!!

Achei tudo muito legal e lindo, e fiquei impressionada com toda tradição da família Real e a cultura do país, além de toda a organização.

Como não sou consultora de moda, nem nada.. vou falar algumas curiosidades a serem seguida no cerimonial e protocolo do casamento (já que sou formada em Turismo e Hotelaria e está dentro do meu conhecimento):
- O horário tem que ser cumprido a risca, não pode haver atrasos. Quem chega atrasado fica de fora (pode ser Rei, Rainha, parente deles, qualquer um!) pois as portas são fechadas no horário marcado. Nem a noiva pode atrasar.. =( !
No casamento com o príncipe Charles, a princesa Diana pediu para atrasar um pouquinho (ela gostava de quebrar protocolo, rs), mas para não dizer que não fizeram o gosto dela.. ela chegou atrasada 13 segundos.
- O primeiro a chegar à Abadia de Westminster tem que ser o príncipe Willian com seu padrinho (no caso foi o irmão príncipe Harry), depois a mãe da noiva com o irmão de Kate, após o príncipe Charles com Camila e por último, mas antes da noiva, a Rainha Elizabeth II.

Príncipes Harry e Willian à caminho da abadia. O noivo com seu uniforme vermelho da
Ordem dos Guardas Irlandeses de Honra, com cabos de ouro e carmesin.
- Vocês perceberam a altura dos vestidos das convidadas?? Sim, todos até o joelho... nada de longos (como aqui no Brasil), até a vovó Rainha foi com pernocas de fora. E chapéus, todas de chapéus (tradicional entre famílias britânicas). Vejam:
Por ordem de chegada e os vestidos na altura dos joelhos.
- A noiva Kate Middleton seguiu de carro com seu pai até a abadia quebrando um protocolo, aonde teria que ir de carruagem.
Mas reparem, conforme a tradição da família Real com relação ao vestido, ela usou o véu em frente ao rosto  com uma tiara de diamantes do ano de 1936 emprestada pela própria Rainha Elizabeth II e teve seus braços cobertos por um bolero de renda.

O 'tchauzinho' não pode ser de braços levantados e sim, com eles
rente ao corpo e os cotovelos na altura da cintura (Loosho total).
- O vestido da noiva tem que ter calda (nada comparado à calda de oito metros de comprimento do vestido da Princesa Diana, o de Kate tinha apenas 2,7 metros).

Pippa Midletton arrumando a calda do vestido da irmã.
- O buquê também tem lá suas obrigações Reais!
Segundo a tradição dos casamentos reais britânicos, o buquê tem que conter um ramo de 'mirto' do arbusto plantado pela Rainha Vitória em uma propriedade real, na ilha de Wight (sul da Inglaterra), pois denotam 'inocência'.

Além do ramo de mirto, o buquê de Kate contém lírio do vale, jacintos
e uma flor chamada Sweet Willian (em homenagem ao amado).
Diferente do que acontece aqui no Brasil, a noiva da realeza não joga o buquê para as convidadas. Conforme o protocolo ele deverá retornar à Abadia de Westminster para ser depositado no momumento que homenageia os soldados mortos na Primeira Guerra Mundial. Foi assim que fez a Rainha mãe Elizabeth em seu casamento em 1923 em memória de seu irmão morto na batalha.

- O príncipe é o último a ver a Kate, ele fica de frente para o altar e não pode olhar para trás enquanto ela entra pelo tapete vermelho. 
- Durante os votos do casamento, sr. Middleton fica do lado da noiva! Lá o 'sim, eu aceito' é antes de tudo, só depois que vem a homilia.


Outra coisa, a noiva não jurou obediência ao marido (Lady Di também quebrou esse protocolo). E Willian optou por não usar aliança.
Eita povo moderno, rs!!


- Enfim casados!
Após dizer o sim a Willian, Kate só poderá ser chamada de Sua Alteza Real Princesa Willian de Gales ou Duquesa de Cambridge.

- Durante o cortejo até o Palácio de Buckingham, sempre que tinha um monumento de soldado morto em batalha, o príncipe tinha que bater continência e a cada movimento a Duquesa de Cambridge abaixava a cabeça em silêncio.


Chegando no palácio, o casal desce da carruagem e segue para a sacada aonde acontece o tão esperado BEIJO! E tinha esperandoo viuu..

Parece coisa de conto de fadas! =)
Mais de um milhão de pessoas na frente do palácio esperando o beijo na sacada.

Eeeeeee, que sejam felizes para sempre!!
Ao contrário de seu pai, Willian se casou por amor. Dizem as más línguas que o casamento do príncipe Charles com Diana foi arranjado (comum entre a monarquia arrumar casamentos, e Diana foi filha de um conde) e que eles namoraram por apenas 6 meses e se viram apenas 11 vezes antes do 'sim'.

E finalizando, com a última quebra de protocolo da cerimônia, vamos esperar por outras ocasiões aonde eles vão agir como são e não como manda a monarquia.
Depois da recepção para 600 convidados que a Rainha Elizabeth II ofereceu no Palácio de Buckingham, o casal deixou a residência oficial em um conversível emprestado pelo príncipe Charles.

A bordo de um Aston Martin conversível na saída da recepção.
Gente, foi lindo!
Eu amei!! Se por aqui tivéssemos metade dessa tradição, acredito que os casamentos ou qualquer outro tipo de comemoração seriam mais charmosos, mais cheio de requinte.

bjOO!
Kassiana.

3 comentários:

  1. Amei seu post, Kassi, muito bem colocado... Parabéns!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Vi e gravei o casamento.
    Bom, mais um detalhe da tradição:
    "Something old, something new, something borrowed, something blue and a silver sixpence in her shoe"

    Ou seja, "algo velho/usado, algo novo, algo emprestado, algo azul e uma moeda de sixpence de prata no sapato."

    Eu fiz tudo direitinho quando casei. Será que Kate fez? rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigadaaa Nadiaaaa!!!
    E Gabyy, sei não hein?! Mas tradição é tradição.. ehehhehe


    bjOO!!

    ResponderExcluir