Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Você sabe o que é endometriose?

Oiiee's!! Como vão??

Quando eu comecei com o blog fiz uma lista com assuntos que eu acharia legal compartilhar aqui... e o tema de hoje foi um dos que eu queria ter abordado desde o começo, mas faltou inspiração para isso.

Mas agora vamos lá!!!

Considerada uma doença da mulher moderna (não sei porque!), a endometriose é uma doença enigmática que atinge cerca de 15% das mulheres, muitas vezes silenciosa e de diagnóstico tardio, pode levar a sequelas como infertilidade e à dor pélvica crônica.


A endometriose se dá quando o endométrio (tecido que reveste a cavidade do útero) se implanta fora do órgão. Durante a menstruação fragmentos desse tecido que descama podem caminhar pelas tubas e ficar na cavidade abdominal, crescendor sob a ação dos hormônios femininos, provocando uma inflamação.

O diagnóstico adequado e precoce é essencial para um tratamento correto, porém o diagnóstico clínico é extremamente difícil, senão impossível... já que alguns sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Sem dizer, que pode demorar 10, 12 anos para começar a perceber que os sintomas são constantes.

Os sintomas mais comuns da endometriose é a dor pélvica (podendo ser confundida com cólica, mas pode ser também pontadas parecidas com as da apendicite) durante o período menstrual e muitas vezes recorremos a medicamentos analgésicos;
O sangramento anormal também é sinal da doença, geralmente ocorre um pequeno sangramento no meio do ciclo (uma mancha pré menstrual de tom marrom);
O aparecimento de pêlos em volta da auréola e no umbigo pode acontecer e o aumento deles pelo corpo;
A dor lombar faz parte dos sintomas... nesse caso, é comum quando há dor ou sangramento na defecação (palavrinha feia viu!) e acometimento da bexiga;
E a infertilidade (ou talvez) o pior sintoma de todos... pois muitas vezes nem tratamento com hormônios, nem fertilização in vitro resolve o problema.


Disso tudo, o que eu quero falar é...
Desde que eu tinha 14 anos sentia essas pontadas (às vezes constantes, mas também passava meses sem sentí-la) enquanto fazia as aulas de educação física ou jogava vôlei, era horrível. E quando fui fazer faculdade, entrei na academia (aqui não tinha essas coisas) e a aula de power jump era impossível para mim.. o máximo de tempo que conseguia fazer era cinco minutos. Resultado: os professores sempre falavam que eu respirava errado.. =(
Outro fato, a dor lombar.. eu achava que porque ficava muito tempo sentada bordando ou aqui na frente do computador, sentia e recorria à um remedinho.
Sem dizer, que os absorventes íntimos me acompanhavam pelo mês todo. Eu já comprava pacote com 50 unidades!
E como disse, o pior de todos... a infertilidade (ou talvez)! Fiquei três anos e pouco sem tomar remédio e nada.

Durante todo esse período (desde a adolescência) a cada médico, a história era a mesma.. exames, exames e nada diagnosticado.
No final do ano passado, eu comecei a pesquisar sobre isso e cheguei (sozinha) a conclusão de que eu tinha endometriose... marquei consulta no ginecologista para confirmar e para minha decepção a confirmação da doença é só através de um exame chamado videolaparoscopia (que nada mais é do que uma cirurgia com internação, anestesia geral e toda aquela burocracia de hospitais e muitos muitos dinheirinhos).


Resumindo: com todos esses sintomas, todo esse tempo sem nenhum contraceptivo e o baby não vinha... estávamos (eu e marido) desaminados.
Mas que Deus nunca esquece dos seus filhos e sempre sabe da hora certa para cada um deles... nos presenteou com a maior benção de todas: a possibilidade ter o nosso bebê!
Independente da doença, do grau ou da dificuldade do tratamento... a fé sempre sempre fala mais alto e com certeza, move montanhas!
Deus é único e soberano, para Ele nada é impossível...


Também quero ressaltar, as dores/sintomas que o corpo tenha querem dizer que alguma coisa há de errado, então tem que correr atrás... procurar um médico e fazer os exames, porque afinal é a nossa saúde.
No meu caso, durante a gravidez a endometriose se estabilizará, mas não será curada... depois disso tudo, vou ter que procurar um tratamento para lidar com os outros sintomas.
O post foi grande, desculpem.. mas compartilhar é preciso!

bjOO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário