Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia de São Francisco de Assis!

Hoje é Dia de São Francisco de Assis.. Santo Protetor dos Animais!
Mas você conhece a história desse Santo tão conhecido???


Jovem vaidoso, orgulhoso e rico... teve à sua disposição uma vida bem sucedida e cheia de prestígio junto aos homens, mas preferiu a glória a Deus!

São Francisco nasceu em Assis, na Itália em 1182. Seu pai era um rico comerciantes de tecidos, o que permitiu a Francisco ter uma infância e juventudo de fartura e cheia de possibilidade de continuar o comércio, como era o desejo de seu pai.

Quando jovem, sempre procurou a realização de grandes ideais, destacando-se entre os amigos. O dinheiro do pai ajudava em seus projetos, comprava as melhores roupas e dispunha de vinho para promover várias festas, mas ainda assim buscava uma causa e/ou motivo que pudesse defender.

Devido às desigualdades sociais ocorreu uma revolta do povo contra os nobres da cidade de Assis. Francisco, assim como muitos jovens da sua época tomaram partido na causa social do povo. Em socorro dos nobres, uma cidade vizinha mandou um exército bem preparado para defendê-los. Na batalha, Francisco foi preso junto com seus companheiros e ficou em cárcere por um ano, até seu pai pagar pela sua libertação.

De volta a Assis, Francisco estava doente, enfraquecido e sem projeto de vida, mesmo assim se empenhou em outro ideal, quando tinha 24 anos.
A igreja local buscava voluntários para as suas lutas em defesa dos territórios e ele se inscreveu, inspirado nas histórias de heróis e valentes cavaleiros.

Após a partida, na primeira noite novamente com febre, Francisco ouviu a Deus que lhe perguntou: "Francisco, a quem deves servir: ao Senhor ou ao servo?". Francisco respondeu: "Ao Senhor.". "Então, por que trocas o Senhor pelo servo?" replicou a voz.
Assim, ele compreendeu que deveria servir a Deus e abandonou o seu ideal de cavaleiro e retornou a Assis humilhado. Contudo, aos poucos foi se transformando. Passava horas sozinho, buscava lugares isolados no campo e quando encontrava um mendigo doava o que dispunha no momento. Devagar foi se habituando à oração e durante sua conversão, sofria as dúvidas e fraquesas humanas.

Num dos caminhos percorridos, Francisco encontrou um leproso e diante do horror das feridas e do odor, pensou em fugir. Porém, movido por um grande amor venceu o obstáculo e o abraçou e beijou o doente, reconhecendo nele um irmão.

Mas a sua maior missão foi recebida por Deus: "Francisco reconstrói a minha igreja!", a capelinha quase destruída de São Damião.
Para realizar o projeto, ele retirou recursos do pai. Este, já enfurecido pelas atitudes do filho e prevendo o risco de perder o patrimônio, abriu um processo perante o Bispo para deserdá-lo. Diante das acusações do pai na frente do Bispo e de todos, Francisco tirou as próprias vestes e nu, as devolveu ao pai dizendo: "Daqui em diante tenho somente um pai, o Pai Nosso do Céu!".

São Francisco passou a falar da vida em Evangelho nos lugares públicos de Assis. Falava e agia com tamanha fé que o povo que antes o zombara, o ouvia com respeito e admiração. Assim, o bom Deus quis que ele tivesse irmãos de conversão e aos poucos suas palavras foram tocando os corações dos amigos ricos, que agindo conforme diz o Evangelho, doaram tudo o que tinham aos pobres...

Quando o grupo chegou a 12 irmãos, São Francisco decidiu ir até Roma e pedir ao Papa autorização para viverem a forma mais pura do Evangelho. O Papa achou que seria muito duro para eles esse modo de vida, mas deu permissão e também autorizou que eles pudessem pregar. Durante esse período de visita, o Papa teve um sinal profético e reconheceu em Francisco, o homem que em seu sonho segurava a Igreja como uma coluna.

São Francisco assistou ao crescimento da Ordem, que se espalhou por diversas partes do mundo e, embora a velhice não tenha chegado, seu corpo frágil se debilitou agravado por um problema nas vistas que o deixou quase cego.

Pouco antes de morrer, no anoitecer do dia 3 de outubro de 1226, numa passagem por São Damião, seu estado se agravou e ele teve que passar a noite numa choupana, sob condições de intenso frio. Pela manhã, São Francisco morreu cantando um cântico (Salmo 142) que compôs em louvor a Deus, e que chamava de Irmão o sol, as estrelas, a lua, a terra, o vento e todas as criaturas.


Faria um post enoooorme sobre os detalhes da vida desse Santo, pra mim tão importante.. mas sei o quanto é cansativo ficar lendo, lendoo!!
Mas amanhã que é o Dia do Cão, conto uma passagem beeeem interessante que fez com que São Francisco se tornasse o protetor dos animais.
=))


São Francisco de Assis, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário